Lendo os textos coletivos produzidos por nós no pbwiki, na interdisciplina de psicologia, pude constatar as inúmeras atribuições referidas para “ser adulto”, como: responsabilidade pelos seus atos civis, sociais e políticos; consciência dos deveres; conquista dos direitos; direito ao voto; tomada de decisões; aprender a viver em sociedade; ingresso no mercado de trabalho; preocupação com a educação dos filhos e outras mais.
Refleti sobre as responsabilidades que passa a ter uma pessoa quando se torna adulta e estabeleci uma relação com os Conceitos Estruturantes, trabalhados na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, principalmente com o item participação.
Então pensei especialmente nos pais dos alunos da minha escola, que demonstram pouco interesse em participar dos debates, das discussões, das decisões e em todos os processos que envolvem a comunidade escolar, até mesmo nos mais básicos que são as reuniões, os chamamentos e entrega de boletins. Com isso estão deixando de exercer um direito como “cidadão adulto”, assumindo o descomprometimento com a formação cidadã dos filhos e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.