terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MODO INTERDISIPLINAR

A pesquisa que desenvolvi com o meu grupo sobre CIBERCULTURA, no Projeto de Aprendizagem foi muito construtiva, pois pude conhecer melhor os desafios, as mudanças e os efeitos provocados pela inserção desta nova tecnologia na sala de aula.

É incrível como as características desta nova modalidade de formação se aproximam das propostas didático-pedagógicas de currículos integrados e interdisciplinaridade, discutidos e estudados na interdisciplina de didática.

Podemos testemunhar no cotidiano das nossas escolas o crescente desinteresse dos nossos alunos pela sala de aula tradicional, através dos altos índices de reprovação, da indisciplina e da falta de participação. No entanto temos que considerar que uma aula num modo clássico, baseada na transmissão de conhecimentos para a memorização, o aluno fica impossibilitado para interagir, pensar e trocar experiências, caracterizando-se apenas como receptor. Já no modo cibercultura o aluno é desafiado à intervenção e a interação, pois o conhecimento passa a ser um processo construído por ele mesmo, através da comunicação, de forma cooperativa e coletiva. O que antes era voz reprimida passa a ser compartilhada com inúmeras possibilidades de conexões não lineares, permitindo assim, a construção de um conhecimento interdisciplinar.

Quando vou com meus alunos na sala de informática, percebo a satisfação e o interesse que demonstram em realizar as pesquisas e os trabalhos. Também observo que para um mesmo assunto de pesquisa, consultam diferentes links, textos e imagens, o que se configura numa forma não linear de construir aprendizagens.

Esse exemplo está longe de ser um modo de formação pela cibercultura, mas é possível afirmar que o caminho da cibercultura é atualmente o mais indicado e urgente para uma educação significativa, cidadã e globalizada.