segunda-feira, 24 de maio de 2010

EXERCÍCIO DE REFLEXÃO

Face a atual conscientização e preocupação com o meio ambiente em todo o planeta, faz-se necessário orientar os alunos sobre a urgente necessidade de preservar os ambientes naturais e controlar a poluição, por isso, o conhecimento e a reflexão sobre essas questões são indispensáveis na formação do aluno.

Considerando a importância do exercício da reflexão e das ações conseqüentes é que tenho promovido nas últimas semanas com a turma de estágio, 4º ano, pesquisas, debates, conversas e passeios pelo quarteirão da escola, em que temos atrás uma mata onde passa o arroio Kruze. Os moradores vizinhos da escola depositam variados tipos de lixo neste local. Na ocasião do passeio os alunos demonstraram bastante espanto com a quantidade e variedade de lixo jogado neste ambiente natural belíssimo com muitas árvores, flores e pássaros.

É muito gratificante trabalhar com uma situação problema real, pois os alunos se engajam com uma participação responsável com intervenções críticas e criativas.

Tenho a convicção de que os trabalhos que desenvolvemos nestes dias possibilitaram aos alunos um novo olhar sobre a questão ambiental local.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

AVALAIAR, O “X” DA QUESTÃO.

Temida ou elogiada, a avaliação, sem dúvida, constitui uma etapa necessária ao processo ensino aprendizagem. Também através dela se apuram a eficiência das teorias, dos recursos e das práticas pedagógicas.

Numa perspectiva sócio-construtivista a avaliação não deve corresponder apenas a determinados momentos da aprendizagem dos conteúdos trabalhados, mas como um meio de o professor identificar os avanços e as dificuldades, reorientando sua prática pedagógica, num processo diagnóstico e contínuo.

A avaliação vista desta forma, me oportunizou perceber avanços na aprendizagem de um aluno da turma em que estou realizando estágio.

Desenvolvemos pesquisa sobre a hepatite, por motivo de um dos alunos da turma estar com a doença. O aluno com hepatite ficou ausente da escola por quinze dias. Na semana em que ele retornou, teve uma discussão com um colega que apresenta bastante dificuldade em assimilar as aprendizagens, além de desatento e “brigão”. No momento da discussão esse aluno disse para o colega que estava com hepatite:

- “Não vou te bater hoje, porque tu teve hepatite e tu vai levar uns quatro meses para ficar bem bom, depois tu me paga.”

Com as palavras deste aluno pude avaliar que ele produziu aprendizagens sobre o assunto estudado. Soube interpretar, realizar comparação, enfim aplicar o seu conhecimento.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MEDIAR CONQUISTAS

Passado três semanas de trabalho com a turma de estágio, posso dizer que pude observar os alunos de perto. Assim conheci as suas principais dificuldades e também as suas potencialidades. Durante este período constatei que algumas dificuldades são uniformes na turma, como a leitura, a interpretação e a escrita.

Entendo que essas dificuldades não serão superadas de forma espontâneas pelos alunos. Percebo a necessidade de um planejamento que permite que eles criem novas possibilidades daquilo que já conhecem e que também favoreça uma aprendizagem com mais autonomia, pois numa postura construtivista defendida por Piaget, o aluno só se apropria do conhecimento quando este se torna objeto de sua ação e reflexão. Nesse sentido me sinto desafiada em agir como mediadora das conquistas destes alunos, favorecendo a interação com as diferentes formas de linguagem que são praticadas pela nossa sociedade, trabalhando com o lúdico e respeitando a produção e a caminhada de cada um.