sábado, 30 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO QUARTO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2008/1

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PRÁTICAS IMPULSIONADAS PELA TEORIA

A primeira postagem que eu fiz no blog neste quarto semestre foi uma reflexão sobre a “Apresentação do Portfólio de Aprendizagens”. Esta atividade foi realizada no semestre anterior (3º semestre). Nesta postagem intitulada “Reflexão” menciono a grande aprendizagem que obtive no campo pessoal que foi a produção de slides.

A partir das atividades práticas que desenvolvi com meus alunos, sendo que, algumas delas, por sugestão das diversas interdisciplinas do curso, passei a fazer registros fotográficos. Essas fotos serviam como evidência das aprendizagens que eram postadas no blog. Além disso, também percebia que os alunos ficavam muito felizes quando eram fotografados. Devo confessar que antes de começar no curso eu não tinha o hábito de fotografar meus alunos, isto eu fazia muito pouco, mas depois passou a fazer parte das minhas práticas.

Não posso também deixar de mencionar o grande desafio que foi para eu aprender todo o processo que envolve desde a foto até a postagem do slide, tais como: tirar a foto, passar para o computador, montar o slide e postá-lo. Isto tudo no início era muito complicado, mas depois que aprendi passei a sentir uma enorme satisfação em fotografar e produzir os slides, tanto que fiz vários.

Com as interdisciplinas deste quarto semestre: “Representação do mundo pela matemática, Representação do mundo pelas ciências naturais e Representação do mundo pelos estudos sociais”, pude perceber o quanto é importante trabalharmos os diversos conteúdos de forma integrada. Isto é possível conferir em uma de minhas postagens do blog, “DO ACASO A INTENÇÃO”, onde relato o desenvolvimento de uma aula de geografia em que envolvi os conceitos que estávamos estudando na interdisciplina de matemática.

Ainda revisando as postagens do meu blog, percebo que foram muitas as atividades que desenvolvi com meus alunos por incentivo das interdisciplinas deste semestre. As saídas de campo: “Visita à Aldeia Indígena Kaingang e o Passeio no Barco Martim Pescador pelo Rio dos Sinos” foram muito significativas, tanto para mim como para meus alunos. Construímos aprendizagens relacionadas às ciências, estudos sociais, questões ambientais, espaço e tempo de uma forma prazerosa. Nestes passeios foi possível visualizar concretamente como se apresentam esses espaços e as questões que os envolvem. Enfim, foi uma experiência extraordinária. Seguidamente, esses alunos que em grande maioria se encontram na 6ª série, quando me encontram pela escola, fazem comentários sobre os passeios que realizamos na 4ª série.

Fica evidente que as aprendizagens realmente significativas são aquelas que os alunos constroem a partir de seu envolvimento com as questões de estudo, fazendo observações, reflexões e trocas para formar os próprios conceitos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2007/1

SOLICITAÇÃO DE COMPLEMENTAÇÃO

Querida Cátia!

No comentário que fizeste as reflexões deste semestre do curso, 2007/1, solicitas que eu faça a complementação da postagem utilizando como material de análise os “Blogs - Portifólios de Aprendizagens”. Informo que os Blogs – Portifólios de Aprendizagens foram construídos no 3º semestre, 2007/2. Faço referência a este assunto nas reflexões do 3º semestre, conforme é possível conferir abaixo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2007/2

DIVERSAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / AS APRENDIZAGENS REFLETIDAS NA PRÁTICA.

Neste semestre do curso foi dado início à construção do “Portifólio de Aprendizagem – Blogs”. A partir do filme “Doze homens e uma sentença”, na interdisciplina “Seminário Integrador III”, podemos discutir e entender o que representam argumentos e evidências. O entendimento desses elementos foi indispensável para a demonstração de nossas aprendizagens docentes e discentes, através das postagens no “Portifólio de Aprendizagem”.

Este semestre também favoreceu para que eu construísse grandes aprendizagens no campo das artes (poesia, teatro, literatura, música, lúdico...). Essas aprendizagens serviram para o meu desenvolvimento pessoal e enriquecimento de minhas práticas pedagógicas.

Todas as interdisciplinas trabalhadas neste período, sem exceção, me incentivaram a desenvolver com meus alunos pelo menos uma atividade prática relacionada às aprendizagens construídas, isto é, a medida que eu ia construindo os saberes no curso transportava-os para a prática da sala de aula.

A partir da releitura da obra de Velásquez “As Meninas”, na interdisciplina de Artes Visuais, passei a valorizar mais as ilustrações que os livros de história trazem, nesse sentido, provoquei os alunos para a observação e interpretação dessas ilustrações, que na verdade são obras de arte que retratam o cotidiano de determinadas épocas da história.

Revisando minhas postagens percebo que nesse semestre desenvolvi com meus alunos diversas atividades na perspectiva de integração das teorias com a prática. Entre elas destaco a Visita a 6ª Bienal – Porto Alegre, que no meu ponto de vista foi a atividade mais significativa que fiz com meus alunos.

As leituras, as reflexões, as discussões e os trabalhos na disciplina de “Música na Escola” me proporcionaram o entendimento teórico do qual eu precisava sobre o assunto. Nessa época fiz postagens no meu Portifólio de Aprendizagens referenciando a grande importância que essas aprendizagens exerceram na minha vida pessoal e profissional, segue o fragmento: “Com a leitura do texto: “Porque você ouve tanta porcaria?”, obtive uma aprendizagem bastante significativa, porque era exatamente o que eu precisava saber para sanar minhas inúmeras dúvidas e incertezas a respeito das músicas atuais sem qualidade e como funciona o Mercado Fonográfico no Brasil”.

E, para concluir, posso dizer que fiquei muito satisfeita com as aprendizagens adquiridas neste semestre, pois foram realmente significativas em minha vida.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2007/1


SEMESTRE DEDICADO À HISTÓRIA: DA INFÂNCIA, DA PSICANÁLISE, DA ESCOLA E DA ALFABETIZAÇÃO.


Este semestre contribuiu muito para a minha interação com as novas tecnologias, como a criação de blogs. Eu desconhecia a existência do blog, na verdade nem sabia do que se tratava. Mas na interdisciplina “Seminário Integrador II” não só pude conhecer os blogs como também aprendi a postar nesses espaços que a tecnologia da informática e informação nos disponibiliza.

A interdisciplina “Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica” me oportunizou a fazer uma retrospectiva da minha vida, através da construção de uma linha do tempo. Isso me transportou a boas lembranças de tempos e espaços passados. Associado ainda a esta disciplina pude aprofundar mais o meu conhecimento sobre a história da evolução da escola (Maquinaria Escolar) e, principalmente ler, entender e refletir sobre o documento: “Manifesto dos Pioneiros”, que conhecia, mas até então nunca havia feito uma reflexão mais profunda, relacionada a cronologia dos acontecimentos históricos.

Além disso, com a Interdisciplina “Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I” pude revisar, talvez resignificar as aprendizagens construídas lá no tempo do magistério sobre psicanálise e as teorias de Freud, que agora, em outros tempos, principalmente de atuação doscente, consigo lançar um olhar direcionado para com os meus alunos. Igualmente também faço referência a compreensão que tive da “Psicogênese da Escrita” de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

sábado, 9 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2006/2

PERÍODO MARCADO PELA DESACOMODAÇÃO


Derrepente me deparo com o último semestre do curso de Pedagogia à Distância. Tempo de muita alegria, mas também muito trabalho a ser realizado. Período de tecer o trabalho de conclusão para obter o tão esperado título de graduação.

Fazer o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consiste em rever de forma reflexiva as aprendizagens e experiências adquiridas nas diversas interdisciplinas trabalhadas ao longo destes quatro anos.

Quando iniciamos o curso em 2006, 2º semestre, lembro que eram grandes as minhas expectativas principalmente em relação a modalidade como o curso se apresentava, à distância. Confesso que nessa época entendia muito pouco da tecnologia da informática, posso dizer que encontrava dificuldade até no manuseio com o mouse.

As interdisciplinas deste primeiro semestre contribuíram muito para a minha familiarização com os meios tecnológicos, com destaque especial para a interdisciplina “Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação - TICs”.

Neste primeiro semestre do nosso curso as interdisciplinas: “Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação (TICs); Escola, Cultura e Sociedade – Abordagem Sociocultural e Antropológica; Escola Projeto Pedagógico e Currículo e Seminário Integrador, consistiram-se, no meu ponto de vista, como uma introdução ao curso, dando-nos um “norte” para o entendimento da caminhada que estávamos iniciando. Foi neste semestre que aprendi a utilizar os meios tecnológicos da informática e da internet. Também foi nos proporcionado o contato com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, no qual pudemos conhecer e analisar melhor o seu conteúdo. Além disso, esse semestre foi marcado por grandes movimentos de desacomodações pessoais e profissionais, principalmente em relação a organização do tempo. Enfim, foi um período de grandes mudanças e aprendizagens.