quinta-feira, 21 de maio de 2009

O DESPERTAR DE UM NOVO OLHAR

Entre grupos de professores, muitas vezes surge o assunto sobre discriminação racial. È comum ver que alguns defendem que o racismo não existe mais, que já está superado. Que as crianças negras e brancas se relacionam bem, sem considerar a cor. Mas com o trabalho do Mosaico pude perceber que para as crianças negras não é tão fácil quanto parece. As crianças afro descendentes apresentam dificuldade em se olhar e admitir sua descendência. Isto ficou evidente quando fomos tirar as fotos para a construção do mosaico. Eles apresentavam resistência em tirar foto, dando as mais variadas desculpas.

No link abaixo é possível conferir comentários sobre o trabalho:

Mosaico

Com o meu envolvimento nas leituras dos textos e as questões estudadas e debatidas nas interdisciplinas de “Questões Étnico Raciais” e “Psicologia”, passei a ter um outro olhar sobre estas questões. Passei a observar melhor as atitudes e reações apresentadas pelos alunos afro descendentes frente as mais diversas situações do cotidiano da escola. Pude perceber nas minhas turmas de quarta série, que o grau de dificuldade na aprendizagem e entendimento é maior nos alunos afro descendentes, além de outros aspectos, como os problemas de convivência e o baixo nível sócio econômico das famílias. Considerando os estágios de desenvolvimento intelectual, segundo Piaget, fiz uma profunda reflexão em forma de questionamentos: Como pode uma criança ter um desenvolvimento progressivo e contínuo se a sua auto-estima é baixa? Se os seus sentimentos morais e sociais estão desequilibrados? Se ainda não construiu sua identidade? Se pertence a um grupo étnico racial que sempre foi excluído? Se pertence a uma escola que reforça essa exclusão, tratando do assunto do seu povo somente como escravo? Porque tem que estudar e aprender sobre a história de tantos povos? E a história do seu povo, quando vai poder estudar, poder falar e ver valorizada? Percebo que já despertei para um novo olhar, mas quanto escola temos muitos aspectos ainda a descobrir, questionar e contemplar em nossos currículos para chegarmos a uma Democracia Racial.

2 comentários:

Lise Silveira disse...

Oi Neusa,
que boa relação que fazes entre as disciplinas, isso é uma forma de avaliar o Eixo. O melhor é que tem percebido as contribuições que te trouxeram. Um abraço, Liseane

Geny disse...

Querida aluna Neusa Marlene Siqueira!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
São interessantes os seus registros apresentam clareza, objetividade com reflexões questionadoras, muito importantes para a sua trajetória acadêmica e sua vida profissional, percebe-se aplicabilidade em sala de aula com os alunos.
Se for possível no mínimo um registro por semana.
Obrigada por suas postagens!
Desde já agradecemos.
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS