sábado, 24 de maio de 2008

REPRESENTANDO COM DESENHOS

Após a leitura dos textos: (Tele) natureza e a construção do natural um olhar sobre imagens de natureza na publicidade e Repensando o ensino de ciências a partir de novas histórias da ciência, desenvolvi com meus alunos de 4ª série a atividade que fizemos na aula presencial de ciências, representação das palavras (desenhos). No decorrer da atividade além de averiguar as representações que possuíam das palavras propostas, foi possível conhecer um pouco mais os meus alunos. Pude perceber a capacidade que alguns apresentam em desenhar e também a falta de atenção de alguns alunos na leitura das palavras, como por exemplo: célula (celular), raiva (raiz).
No momento de fazermos a socialização do trabalho para ver desenhos idênticos, diferentes, difíceis e fáceis, me surpreendi com as explicações que davam para os colegas, por exemplo, da palavra ácido (língua ácida), apareceu também abacaxi e ácido “produto que queima”. Houve quem desenhou “ovo” para representar a palavra célula.
Relacionei o desenvolvimento desta atividade com as leituras dos textos e passei a me questionar das inúmeras vezes que introduzimos “matéria nova”, sem a mínima preocupação em saber o que o aluno já sabe ou como pensa a respeito do assunto novo, sem considerar as pré-concepções que ele possue.
Atualmente, como professora, procuro estar mais atenta aos interesses dos alunos, procuro escutá-los para conhecê-los melhor e para saber o que pensam e como pensam.

Um comentário:

Maxi disse...

Neusa,

Fantástico o slide que escolheste para a visualizção dos trabalhos dos teus alunos: parabens pela excelente apropriação tecnologica!

Também parabenizo a reflexão que trouxeste: maravilha. e sim, é preciso nos questionarmos (o exemplo da "materia nova" foi muito ilustrativo)

Abraços.

Maximira