segunda-feira, 26 de maio de 2008

DO ACASO À INTENÇÃO.

Quando estudamos “Classificação - Seriação e Construção de Gráfico)” na interdisciplina de Matemática, eu estava trabalhando com meus alunos de 4ª série, na disciplina de geografia, “Meios de Orientação e Localização no Espaço”. Havia planejado uma aula teórica com algumas atividades práticas, onde na atividade final os alunos teriam que desenhar o caminho (mapa) de sua casa até a escola. Na interdisciplina de matemática tínhamos como proposta a elaboração de uma atividade que contemplasse “classificação – seriação e construção de gráfico”. Logo me ocorreu que poderia envolver esses conceitos na aula de geografia. Pedi então, como tarefa para casa que desenhassem o caminho da casa até a escola, observando o número de quadras. Na sala de aula pedi que contassem o número de quadras do desenho. O curioso é que durante a contagem do número das quadras, percebi que um aluno contava como uma quadra todo o trajeto de uma reta até dobrar uma esquina. Interroguei os alunos da turma sobre como entendiam o que representava uma quadra, para minha surpresa, houveram variadas interpretações, como por exemplo: Entendimento de que uma quadra é formada pelas ruas que se ligam num quadrado. Isto me lembrou a leitura do texto: “Do acaso à intenção em Estudos Sociais”, onde a autora menciona a importância do planejamento, a sua flexibilidade, a organização das ações e principalmente a atenção e a valorização que o professor deve ter em relação aos prévios conhecimentos e hipóteses que os alunos possuem.
Posteriormente pedi que se agrupassem de acordo com as quantidades iguais de quadras. Fizeram observações dos desenhos dos colegas do grupo. Então propus a construção de um gráfico, fazendo a explicação com exemplo no quadro. Logo distribuí fichinhas de diferentes cores para cada grupo e construímos coletivamente o gráfico.
O desenvolvimento desta atividade me fez refletir como podemos e devemos enriquecer nossas aulas trabalhando interdisciplinarmente, principalmente geografia e matemática.

Um comentário:

Maxi disse...

Neusa que belo registro! Evidencias a relação que fizeste entre as interdisciplinas do curso (PEAD) na tua PRÁTICA de sala de aula: não podia ser melhor.

Um abraço e uma boa semana colega!!
Aguardo ansiosa por ler teus futuros posts!

Abraços,

Maximira