domingo, 31 de agosto de 2008

O ADULTO E AS SUAS RESPONSABILIDADES SOCIAIS

Lendo os textos coletivos produzidos por nós no pbwiki, na interdisciplina de psicologia, pude constatar as inúmeras atribuições referidas para “ser adulto”, como: responsabilidade pelos seus atos civis, sociais e políticos; consciência dos deveres; conquista dos direitos; direito ao voto; tomada de decisões; aprender a viver em sociedade; ingresso no mercado de trabalho; preocupação com a educação dos filhos e outras mais.

Refleti sobre as responsabilidades que passa a ter uma pessoa quando se torna adulta e estabeleci uma relação com os Conceitos Estruturantes, trabalhados na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, principalmente com o item participação.

Então pensei especialmente nos pais dos alunos da minha escola, que demonstram pouco interesse em participar dos debates, das discussões, das decisões e em todos os processos que envolvem a comunidade escolar, até mesmo nos mais básicos que são as reuniões, os chamamentos e entrega de boletins. Com isso estão deixando de exercer um direito como “cidadão adulto”, assumindo o descomprometimento com a formação cidadã dos filhos e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

3 comentários:

Suelen Assunção disse...

Olá Neusa!
Que belíssima reflexão em torno de questões quotidianas escolares, a partir de teorizações sobre a participação da vida adulta de cidadãos brasileiros.
Com certeza: pais que não estão excercendo seus direitos e deveres como adultos, não contribuirão de forma positiva para a formação cidadão também de seus filhos.
Fiquei muito curiosa para ver/ler os textos coletivos produzidos por vocês na interdisciplina de psicologia. Acho que seria interessante, nesta mesma postagem, colocares o link de referência.
Parabéns pelos escritos.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Gláucia Henge disse...

Olá Neusa! De fato, adultos pouco conscientes das suas responsabilidades sociais são, muitas vezes, os integrantes da comunidade constituida pelos pais dos alunos. A questão é: como não fazer dos nossos alunos de hoje também pais pouco participativos/cidadãos no amanhã?

Parabéns pela reflexão.
Gláucia. Tutora - Org. Ens. Fundamental

Denise_tutora disse...

Olá Neusa ... excelente link que fizeste entre o adulto abordaddo em Psicologia, com adulto abordado nas demais interdisciplinas. Abraços, Denise.