segunda-feira, 2 de novembro de 2009

LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS)

Devo confessar que LIBRAS a Língua Brasileira de Sinais era até então, um assunto totalmente novo para mim. Inicialmente Libras me lembrava somente o alfabeto manual. Mas depois de me interar mais nesta interdisciplina e realizar as leituras e atividades, já sou conhecedora de que temos oficialmente no Brasil mais uma língua além da portuguesa, temos libras, que é a língua de sinais, das pessoas surdas.

Na atividade que deveríamos interpretar um diálogo em língua dos sinais, conheci o dicionário em libras. Essa atividade que aparentemente seria fácil, na verdade empenhamos (eu e a Nilza) bastante tempo para realizá-la, pois os gestos são muito rápidos, e como não conhecemos essa língua, tínhamos que consultar constantemente o dicionário.

È incrível como as pessoas que tem acesso e domínio dessa língua se comunicam com facilidade e naturalidade, é como para nós falar. Mas nem sempre foi assim e ainda hoje, apesar de todo o suporte de leis e informações, muitas pessoas surdas encontram dificuldades em garantir seu direito de inclusão na sociedade.

Um comentário:

Unknown disse...

Querida Neusa,
Você está de parabéns!
Suas reflexões estão muito ricas, demonstrando sua grande capacidade de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem.
Bjs,
Jaque Picetti