terça-feira, 17 de novembro de 2009

PLANO DE AULA

Quando escutamos a palavra “planejamento de aula”, vem logo a idéia da preparação de atividades para serem desenvolvidas com os alunos.

Quando no módulo 4, da interdisciplina de Linguagem e Educação, nos foi solicitado a elaboração de um “plano de aula para um dia”, lembrei do que é falado na minha escola sobre planejamento. As discussões ficam em torno de que o planejamento deve ser flexível, que deve considerar a realidade do aluno, que deve conter atividades atrativas que despertem o interesse dos alunos.

Durante o desenvolvimento dessa atividade uma coisa que intrigou e me deixou curiosa em saber, é se os professores em geral, elaboram de forma escrita os objetivos que pretendem alcançar em cada atividade diária desenvolvida. Fiz essa reflexão porque no turno da tarde em que sou substituta, desenvolvo os planos deixados pelos professores.

Tem dois professores das séries finais (5ª a 8ª série) que elaboram seus planos de aula com todos os itens (objetivos, recursos, procedimentos...) e os demais organizam os planos com as atividades e as explicações que julgam necessárias.

Sabemos todos que um planejamento bem organizado é suporte básico para uma aula bem sucedida, no sentido da construção da aprendizagem. No entanto é comum encontrarmos em nossas escolas “diários” somente com registros das atividades a serem desenvolvidas.

Nenhum comentário: