quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

REFLEXÃO DO SEXTO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2009/1


DIVERSIDADES / INCLUSÃO

Os estudos, as discussões e reflexões neste semestre giraram em grande parte sobre as questões étnicas raciais e a educação de pessoas com necessidades especiais. Essas diversidades estão presentes no ambiente escolar. Poder estudá-las, confrontando as teorias com a realidade do nosso cotidiano foi bastante satisfatório e significativo. A partir das leituras, discussões em fóruns e realização de atividades práticas foi possível compreender melhor todos os aspectos que envolvem essas questões.

Neste semestre percebi uma estreita relação entre as interdisciplinas trabalhadas, principalmente entre Psicologia II, Necessidades Educacionais Especiais e as Questões Étnicas Raciais. Os estágios de desenvolvimento da criança, conforme os estudos de Piaget, estudados na interdisciplina de psicologia II podem ser relacionados tanto com as questões étnicas raciais quanto com as questões de necessidades educacionais especiais. Crianças da mesma idade podem se encontrar em diferentes estágios de desenvolvimento, pois, situações, por exemplo, de sentimento de baixo estima, muito comum em crianças negras, bem como também problemas neurológicos, podem atrapalhar significativamente o desenvolvimento normal de uma criança. Nessas situações a construção das estruturas cognitivas fica comprometida, não acompanhando o desenvolvimento cronológico da criança.

Ainda nesse semestre construímos o “Dossiê de Inclusão”, que consistiu em reflexões e relatos da experiência e convivência com alunos com necessidades educacionais especiais, no caso de inclusão. Podemos saber um pouco mais sobre as deficiências físicas e mentais, bem como também todas as possibilidades e necessidades que esses casos requerem.

Na interdisciplina de Seminário Integrador VI, as reflexões e discussões da temática relacionada a “ética” também acrescentou importantes saberes para o nosso exercício docente. E para concluir, no meu ponto de vista, este foi um semestre dedicado ao estudo da diversidade em geral.

Nenhum comentário: