terça-feira, 14 de dezembro de 2010

REFLEXÃO DO QUINTO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2008/2

SEMESTRE DOS PROJETOS DE APRENDIZAGENS

Começamos este quinto semestre, na interdisciplina de Seminário Integrador V, com o planejamento da ocupação do nosso tempo. Planejar como o nosso tempo vai ser ocupado está diretamente relacionado com o planejamento de nossas aulas, pois um planejamento bem organizado facilita o gerenciamento da execução das tarefas e com mais qualidade.

Também neste semestre realizamos a experimentação dos Projetos de Aprendizagens, PA. Desenvolvemos ao longo do semestre dois projetos de aprendizagens. Um na interdisciplina de “Seminário Integrador V” e outro em “Psicologia da Vida Adulta”. Ambos me oportunizaram experimentar na prática todos os aspectos que envolvem a construção das aprendizagens através desse tipo de proposta, como por exemplo: a curiosidade, no caso a pergunta geradora da investigação; a pesquisa; as buscas pelas respostas; as dúvidas e as certezas sobre o assunto em questão. Com essa prática pude concluir que a proposta de trabalhos com Projetos de Aprendizagens está relacionada com a questão da construção do conhecimento, pois nessa proposta o aluno não recebe respostas prontas para as suas dúvidas, ao contrário, tem que ir em busca das respostas para seus questionamentos, construindo assim as suas aprendizagens e concepções.

Ainda neste semestre ampliamos o nosso entendimento sobre o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro. A partir dos estudos desenvolvidos nas interdisciplinas de “Organização do Ensino Fundamental” e “Organização e Gestão da Educação” tive a oportunidade de aprofundar os conhecimentos no que diz respeito ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, o documento que orienta todas as ações desenvolvidas no ambiente escolar. Pode-se dizer que o PPP é a identidade da escola. Pude também, observar e refletir sobre como se apresenta na escola a questão da Gestão Democrática. E ainda mais, relacionar todo esse processo de democratização com os estudos sobre as Diretrizes, que na verdade são importantes princípios norteadores para toda a organização e gerenciamento da escola.

Na interdisciplina “Psicologia da Vida Adulta” construí aprendizagens significativas sobre os comportamentos que evidenciam as diversas fases da idade adulta, descritas por Erikson. Entre muitas das atribuições dessa fase destaco a responsabilidade como a mais importante, que, no meu ponto de vista está relacionada diretamente com a participação na vida escolar dos filhos e na atuação coletiva da comunidade escolar, contribuindo assim, com o êxito de uma verdadeira gestão democrática.

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