domingo, 6 de julho de 2008

LINHA DO TEMPO DOS ALUNOS

Desenvolvi com meus alunos de 4ª série a atividade proposta na disciplina de Estudos Sociais: “Construção da linha de tempo dos alunos”.
É possível conferir no link abaixo:
LINHA DE TEMPO DOS MEUS ALUNOS
Com o desenvolvimento desta atividade foi possível contemplar várias disciplinas, como história, ciências, geografia, mat
emática, português, além de me proporcionar saber e conhecer mais sobre meu aluno, bem como suas dificuldades.
Com esta atividade pude trabalhar cálculo, a partir das datas de aniversário, idades e acontecimentos, em forma de histórias matemáticas, pois uma das dificuldades que percebi foi justamente a do raciocínio lógico matemático. Também foi muito importante poder conhecer um pouco mais da história da vida de cada um e os fatos marcantes, como por exemplo: perda de irmãos e avós; separação dos pais; presentes que ganharam; passeios e lugares que conhecem. O mais curioso é o fato de que o aluno que trouxe as fotos do rio Jacuí, é um aluno repetente e no ano passado quando trabalhamos hidrografia e falamos muito sobre o Rio Jacuí, não mencionou que o conhecia. Refleti sobre a importância de questionarmos o nosso aluno, dando oportunidade em nossas aulas para que possam mostrar o que conhecem e o que sabem.
Aproveitando as fotos que o aluno trouxe (estímulo), a reportagem da Zero Hora sobre os índios Guaranis que habitam na região do Rio Jacuí e a visita a aldeia indígena Kaingang que fizemos em São Leopoldo, abrimos um leque de discussão e relatos orais, em torno das condições dos povos indígenas, os escassos recursos naturais que possuem principalmente os que vivem em zona urbana.
No meu ponto de vista a aula foi muito proveitosa também para os alunos, pois ajudou para que cada um se enxergasse como um ser com uma história, além de promover um encontro muito especial entre os alunos, como por exemplo, ver fotos e fazer comentários dos colegas pequenos, enfim socializaram histórias e conhecimentos.

Nenhum comentário: