domingo, 6 de julho de 2008

A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO E TEMPO.

Obtive uma grande aprendizagem com o assunto: “Como as crianças constroem a noção de espaço e tempo”.

Devo confessar que desconhecia as etapas pelas quais passam as crianças para a construção da noção de espaço e tempo. As leituras sugeridas, principalmente de Estudos Sociais e as atividades desenvolvidas nas interdisciplinas deste semestre, foram valiosas para meu aperfeiçoamento teórico prático.

É importante destacar que sempre trabalhei as noções de espaço e tempo, como: identidade, família, localização, pontos cardeais, horas, etc..., mas de uma forma como “fatos isolados”, sem contemplar uma relação mais “profunda dos acontecimentos” e também sem ao menos considerar a etapa em que a criança se encontrava. Tenho certeza que as aprendizagens adquiridas irão contribuir para a melhora das aulas e facilitarão a avaliação das aprendizagens dos meus alunos.

Atividades desenvolvidas com os alunos referentes à construção do espaço e tempo:

ATIVIDADE PROPOSTA:

Propus aos alunos de 4ª série, com idade entre 9 e 12 anos, atividade referente a Organização do Espaço.

Pedi que observassem o espaço da sala e aula. Como está organizado. A disposição das mesas, quadro, armários, cartazes, etc... Indaguei, o que poderíamos mudar na organização deste nosso espaço. Rapidamente responderam que poderíamos mudar as mesas para em grupos, círculos, etc..., trocar o quadro para a outra parede, os cartazes. Por fim houve uma grande empolgação e concordância coletiva em mudarmos a disposição das mesas, da forma tradicional em que se encontravam para em grupos, de 4 em 4.

Com o desenvolvimento desta atividade pude verificar que os alunos se encontram na etapa do espaço operatório, pois conseguiram desenvolver com bastante facilidade representações reversíveis, organizando rapidamente, quase que automaticamente as mesas de uma forma inversa da qual se encontravam.

ATIVIDADE PROPOSTA:

Para trabalhar a noção de tempo, propus aos alunos de 4ª série, que pensassem no período de tempo que tem um dia. As respostas foram:

- O dia tem o dia e a noite;

- o dia tem manhã, tarde e noite;

- o dia tem vinte e quatro horas.

A partir destas colocações indaguei:

- Como ocupamos o tempo do nosso dia?

- Qual o tempo que dura mais? O tempo que ficamos na escola ou o tempo que ficamos em casa?

- Que horas chegamos na escola e que horas vamos para casa?

Construímos juntos no quadro, uma linha de tempo das horas que ficamos na escola, das 7 horas e 30 minutos até às 11 horas e 30 minutos. Colocamos na linha do tempo o primeiro período de aula, o período do lanche, o período do recreio e o segundo período de aula, a partir de questionamentos como: Que horas começa e que horas termina o primeiro período de aula? Qual é o período do lanche, do recreio? Que horas começa e que horas termina o segundo período? Qual é o período que dura mais tempo? Qual é o período que dura menos tempo? Qual o total de horas que ficamos na escola? Como gastamos o tempo restante do dia?

Sugeri então, que cada um fizesse no caderno uma representação de como ocupam o seu tempo do período que não estão na escola.

Com esta atividade concluí que a grande maioria dos alunos estão no estágio operatório, pois conseguiram desenvolver sem dificuldade a atividade relacionando corretamente as tarefas com o tempo gasto em cada uma, obedecendo a uma seqüência cronológica do tempo. Também conseguiram representar e identificar em qual tarefa ou atividade gastam o maior ou menor tempo, demonstrando compreender a sucessão do tempo, apesar de ser bastante abstrato.

Atividade desenvolvida por sugestão da interdisciplina Matemática, conforme link abaixo:

EF - 02

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