segunda-feira, 7 de julho de 2008

AULAS NÃO CONVENCIONAIS

os alunos puderam escutar o Cacique Darci falar da cultura de seu povo, o cuidado e o respeito que tem com a natureza, como a história de seu povo é passada para as crianças, a questão da educação indígena (escola), as dificuldades que enfrentam, o tipo de alimentação que tem atualmente, que precisam comprar, pois não é mais possível viver da natureza, ela está escassa. Os alunos fizeram perguntas: Vocês não plantam milho, mandioca, assim como no passado? Os índios que vão à escola fora da aldeia entendem a língua portuguesa?... Impressionaram-se que os índios aprendem duas línguas, a própria e a nossa. Enfim, a visita foi muito proveitosa, houve até uma integração dos alunos com as crianças indígenas, por exemplo: caminhavam juntos, conversavam, perguntavam os nomes, gesticulavam e riam. A experiência nos rendeu algumas aulas com discussões, questionamentos, comentários, registros escritos e orais relacionando épocas, fatos, ambientes e recursos. Também tiramos muitas fotos com os índios que estão expostas na sala de aula e que os alunos não se cansam de olhar.

O passeio no Barco Martim Pescador pelo Rio dos Sinos foi uma mistura de museu com sala de aula flutuante, simplesmente fantástico, pois além da palestra da bióloga a cerca dos aspectos históricos e ambientais que envolvem o Rio, foi possível visualizar a riqueza natural, como a variedade de pássaros e a vegetação (mata ciliar), bem como também a ação humana através do tempo na degradação deste espaço. Os comentários dos alunos posteriormente a visita giraram em torno da quantidade de sacolas plásticas penduradas nas árvores, a quantidade de lixo, como garrafas plásticas, em alguns trechos do Rio e a cor da água dos arroios que deságuam no Rio. Aproveitando o fato de passar atrás da escola o Arroio Kruze, que é um dos afluentes do Rio dos Sinos, fiz questionamentos que levassem os alunos a pensarem de forma “seqüencial” de como todo esse lixo chega até o rio, quem são os responsáveis, que práticas adotar para isto não acontecer, os danos para o meio ambiente e consequentemente para nós. Para finalizar fomos até a biblioteca pesquisar o tempo de decomposição de alguns materiais (lixo) vistos no rio o qual confeccionaram cartazes.

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