segunda-feira, 17 de maio de 2010

AVALAIAR, O “X” DA QUESTÃO.

Temida ou elogiada, a avaliação, sem dúvida, constitui uma etapa necessária ao processo ensino aprendizagem. Também através dela se apuram a eficiência das teorias, dos recursos e das práticas pedagógicas.

Numa perspectiva sócio-construtivista a avaliação não deve corresponder apenas a determinados momentos da aprendizagem dos conteúdos trabalhados, mas como um meio de o professor identificar os avanços e as dificuldades, reorientando sua prática pedagógica, num processo diagnóstico e contínuo.

A avaliação vista desta forma, me oportunizou perceber avanços na aprendizagem de um aluno da turma em que estou realizando estágio.

Desenvolvemos pesquisa sobre a hepatite, por motivo de um dos alunos da turma estar com a doença. O aluno com hepatite ficou ausente da escola por quinze dias. Na semana em que ele retornou, teve uma discussão com um colega que apresenta bastante dificuldade em assimilar as aprendizagens, além de desatento e “brigão”. No momento da discussão esse aluno disse para o colega que estava com hepatite:

- “Não vou te bater hoje, porque tu teve hepatite e tu vai levar uns quatro meses para ficar bem bom, depois tu me paga.”

Com as palavras deste aluno pude avaliar que ele produziu aprendizagens sobre o assunto estudado. Soube interpretar, realizar comparação, enfim aplicar o seu conhecimento.

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