segunda-feira, 3 de maio de 2010

MEDIAR CONQUISTAS

Passado três semanas de trabalho com a turma de estágio, posso dizer que pude observar os alunos de perto. Assim conheci as suas principais dificuldades e também as suas potencialidades. Durante este período constatei que algumas dificuldades são uniformes na turma, como a leitura, a interpretação e a escrita.

Entendo que essas dificuldades não serão superadas de forma espontâneas pelos alunos. Percebo a necessidade de um planejamento que permite que eles criem novas possibilidades daquilo que já conhecem e que também favoreça uma aprendizagem com mais autonomia, pois numa postura construtivista defendida por Piaget, o aluno só se apropria do conhecimento quando este se torna objeto de sua ação e reflexão. Nesse sentido me sinto desafiada em agir como mediadora das conquistas destes alunos, favorecendo a interação com as diferentes formas de linguagem que são praticadas pela nossa sociedade, trabalhando com o lúdico e respeitando a produção e a caminhada de cada um.

Nenhum comentário: