sábado, 30 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO QUARTO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2008/1

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PRÁTICAS IMPULSIONADAS PELA TEORIA

A primeira postagem que eu fiz no blog neste quarto semestre foi uma reflexão sobre a “Apresentação do Portfólio de Aprendizagens”. Esta atividade foi realizada no semestre anterior (3º semestre). Nesta postagem intitulada “Reflexão” menciono a grande aprendizagem que obtive no campo pessoal que foi a produção de slides.

A partir das atividades práticas que desenvolvi com meus alunos, sendo que, algumas delas, por sugestão das diversas interdisciplinas do curso, passei a fazer registros fotográficos. Essas fotos serviam como evidência das aprendizagens que eram postadas no blog. Além disso, também percebia que os alunos ficavam muito felizes quando eram fotografados. Devo confessar que antes de começar no curso eu não tinha o hábito de fotografar meus alunos, isto eu fazia muito pouco, mas depois passou a fazer parte das minhas práticas.

Não posso também deixar de mencionar o grande desafio que foi para eu aprender todo o processo que envolve desde a foto até a postagem do slide, tais como: tirar a foto, passar para o computador, montar o slide e postá-lo. Isto tudo no início era muito complicado, mas depois que aprendi passei a sentir uma enorme satisfação em fotografar e produzir os slides, tanto que fiz vários.

Com as interdisciplinas deste quarto semestre: “Representação do mundo pela matemática, Representação do mundo pelas ciências naturais e Representação do mundo pelos estudos sociais”, pude perceber o quanto é importante trabalharmos os diversos conteúdos de forma integrada. Isto é possível conferir em uma de minhas postagens do blog, “DO ACASO A INTENÇÃO”, onde relato o desenvolvimento de uma aula de geografia em que envolvi os conceitos que estávamos estudando na interdisciplina de matemática.

Ainda revisando as postagens do meu blog, percebo que foram muitas as atividades que desenvolvi com meus alunos por incentivo das interdisciplinas deste semestre. As saídas de campo: “Visita à Aldeia Indígena Kaingang e o Passeio no Barco Martim Pescador pelo Rio dos Sinos” foram muito significativas, tanto para mim como para meus alunos. Construímos aprendizagens relacionadas às ciências, estudos sociais, questões ambientais, espaço e tempo de uma forma prazerosa. Nestes passeios foi possível visualizar concretamente como se apresentam esses espaços e as questões que os envolvem. Enfim, foi uma experiência extraordinária. Seguidamente, esses alunos que em grande maioria se encontram na 6ª série, quando me encontram pela escola, fazem comentários sobre os passeios que realizamos na 4ª série.

Fica evidente que as aprendizagens realmente significativas são aquelas que os alunos constroem a partir de seu envolvimento com as questões de estudo, fazendo observações, reflexões e trocas para formar os próprios conceitos.

Nenhum comentário: