segunda-feira, 26 de abril de 2010

ESCOLA X TECNOLOGIA

Costumamos no nosso grupo da escola dialogar e refletir sobre a falta de interesse que os alunos vêm demonstrando nos últimos anos pelo estudar e pelo aprender. Não são poucas as vezes que recaímos na mesma conclusão, de que a escola não está atendendo as expectativas das aprendizagens dos nossos alunos. O que será que poderia despertar o interesse dos alunos pelo aprender? Este questionamento temos nos feito. Muitas vezes nos culpamos e nos frustramos por não conseguirmos atingi-los.

Este período de estágio tem me levado além de refletir, analisar que tipos de recursos poderiam contribuir para tornar as aulas mais atrativas e prazerosas. Com toda a segurança, a conclusão é de que a tecnologia da informática é o que mais agrada os alunos, pelo menos os alunos com os quais estou trabalhando. Todos sem exceção adoram quando tem aula no laboratório de informática. Realmente se pensarmos nos recursos educativos que dispõem hoje essa tecnologia associada a internet, é espetacular.

O ideal seria que pudéssemos desenvolver a maior parte das aulas no laboratório de informática e não somente usar esse espaço um período na semana, porque o uso diário dessa ferramenta e seus recursos representariam algo novo para o aluno, um novo modelo de escola e de aprendizagem. Mas sabemos muito bem, que apesar de estarmos no século XXI, século da informação e informatização, isto é uma realidade muito distante para a educação. Enquanto não acontece uma reinvenção da escola continuamos fazendo o possível pela qualidade na educação.

Nenhum comentário: