terça-feira, 19 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2007/1


SEMESTRE DEDICADO À HISTÓRIA: DA INFÂNCIA, DA PSICANÁLISE, DA ESCOLA E DA ALFABETIZAÇÃO.


Este semestre contribuiu muito para a minha interação com as novas tecnologias, como a criação de blogs. Eu desconhecia a existência do blog, na verdade nem sabia do que se tratava. Mas na interdisciplina “Seminário Integrador II” não só pude conhecer os blogs como também aprendi a postar nesses espaços que a tecnologia da informática e informação nos disponibiliza.

A interdisciplina “Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica” me oportunizou a fazer uma retrospectiva da minha vida, através da construção de uma linha do tempo. Isso me transportou a boas lembranças de tempos e espaços passados. Associado ainda a esta disciplina pude aprofundar mais o meu conhecimento sobre a história da evolução da escola (Maquinaria Escolar) e, principalmente ler, entender e refletir sobre o documento: “Manifesto dos Pioneiros”, que conhecia, mas até então nunca havia feito uma reflexão mais profunda, relacionada a cronologia dos acontecimentos históricos.

Além disso, com a Interdisciplina “Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I” pude revisar, talvez resignificar as aprendizagens construídas lá no tempo do magistério sobre psicanálise e as teorias de Freud, que agora, em outros tempos, principalmente de atuação doscente, consigo lançar um olhar direcionado para com os meus alunos. Igualmente também faço referência a compreensão que tive da “Psicogênese da Escrita” de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Neusa!
Nesta postagem recuperaste a história do segundo semestre de forma clara e sintética. Este é um elemento importante para a realização da atividade proposta pelo Seminário Integrador neste último semestre do curso.
Porém não identifiquei elementos de uma reflexão mais aprofundada em relação ao seguinte item:
Refletir acerca do percurso no curso para identificar as mudanças e crescimentos nos campos pessoal e profissional, tendo como material de análise, os registros postados no blog nos diferentes semestres;
Solicito a complementação desta postagem.
Qualquer dúvida entre em contato!!!
Abraços, Cátia