quarta-feira, 20 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO – PEAD – 2007/2

DIVERSAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / AS APRENDIZAGENS REFLETIDAS NA PRÁTICA.

Neste semestre do curso foi dado início à construção do “Portifólio de Aprendizagem – Blogs”. A partir do filme “Doze homens e uma sentença”, na interdisciplina “Seminário Integrador III”, podemos discutir e entender o que representam argumentos e evidências. O entendimento desses elementos foi indispensável para a demonstração de nossas aprendizagens docentes e discentes, através das postagens no “Portifólio de Aprendizagem”.

Este semestre também favoreceu para que eu construísse grandes aprendizagens no campo das artes (poesia, teatro, literatura, música, lúdico...). Essas aprendizagens serviram para o meu desenvolvimento pessoal e enriquecimento de minhas práticas pedagógicas.

Todas as interdisciplinas trabalhadas neste período, sem exceção, me incentivaram a desenvolver com meus alunos pelo menos uma atividade prática relacionada às aprendizagens construídas, isto é, a medida que eu ia construindo os saberes no curso transportava-os para a prática da sala de aula.

A partir da releitura da obra de Velásquez “As Meninas”, na interdisciplina de Artes Visuais, passei a valorizar mais as ilustrações que os livros de história trazem, nesse sentido, provoquei os alunos para a observação e interpretação dessas ilustrações, que na verdade são obras de arte que retratam o cotidiano de determinadas épocas da história.

Revisando minhas postagens percebo que nesse semestre desenvolvi com meus alunos diversas atividades na perspectiva de integração das teorias com a prática. Entre elas destaco a Visita a 6ª Bienal – Porto Alegre, que no meu ponto de vista foi a atividade mais significativa que fiz com meus alunos.

As leituras, as reflexões, as discussões e os trabalhos na disciplina de “Música na Escola” me proporcionaram o entendimento teórico do qual eu precisava sobre o assunto. Nessa época fiz postagens no meu Portifólio de Aprendizagens referenciando a grande importância que essas aprendizagens exerceram na minha vida pessoal e profissional, segue o fragmento: “Com a leitura do texto: “Porque você ouve tanta porcaria?”, obtive uma aprendizagem bastante significativa, porque era exatamente o que eu precisava saber para sanar minhas inúmeras dúvidas e incertezas a respeito das músicas atuais sem qualidade e como funciona o Mercado Fonográfico no Brasil”.

E, para concluir, posso dizer que fiquei muito satisfeita com as aprendizagens adquiridas neste semestre, pois foram realmente significativas em minha vida.

Nenhum comentário: