quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

APRENDENDO FAZER RELEITURA

Na atividade de releitura da Obra de Velásquez "As Meninas", me deparei com uma enorme dificuldade em interpretar e fazer a releitura desta obra, percebi como sabia pouco a respeito de "ARTES". Meu interesse por Artes nunca foi muito grande, por pensar que não necessitava ter um conhecimento mais aprofundado sobre este assunto e que isto cabia aos professores que lecionavam artes. Mas as leituras do Bloco I, que falam sobre o ensino das artes visuais, as atividades e as reflexões que fiz, me despertaram um olhar diferente que me fez estabelecer uma relação entre a arte e a história. Esta percepção da importância em conhecer um pouco mais sobre obras de arte, veio contribuir para o enriquecimento de minhas práticas em sala de aula e também na aprendizagem dos alunos. Exemplifico, citando os livros de história, que trazem uma verdadeira riqueza de obras de arte em suas ilustrações.
Nas aulas de história, 4ª série, disciplina em que atuo, passei a fazer uma exploração muito maior destas ilustrações, provocando no aluno descrições e interpretações orais, identificação de época, artistas, enfim o assunto que a obra retrata.
Em uma das aulas de história fizemos a leitura de uma obra de DEBRET, que retrata uma cena nas charqueadas gaúchas, do século XVIII. Foi surpreendente os detalhes observados pelos alunos, como por exemplo, uma cerca de madeira ao fundo, a identificação de que a maioria das pessoas da imagem eram negras, que o local era um campo, pois era plano e outras observações.
Através desta gravura de DEBRET os alunos conseguiram visualizar o cotidiano nas charqueadas, numa época antiga, complementando o conteúdo trabalhado. Era visível o interesse, a participação e o prazer com que faziam as contribuições.

Nenhum comentário: