segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

ARTES E LITERATURA, PERFEITA PARCERIA

Como já mencionei anteriormente, nunca tive um interesse muito grande por arte. Mas este ano quando soube do acontecimento da 6ª Bienal logo decidi que visitaria a exposição e levaria meus alunos de 4ª séries. Esse interesse foi despertado em função da disciplina de Artes Visuais que teríamos neste semestre no nosso curso. O fato de saber pouco sobre o assunto despertou a minha curiosidade, fui em busca de informações e conhecimentos, porque senti que era necessário saber mais para a realização das atividades do curso e também para enriquecer minhas práticas pedagógicas. Em nossa primeira aula presencial a professora Daniela nos informou que faríamos uma visita à 6ª Bienal, e que teríamos uma atividade relacionada ao assunto.
Fiz as leituras sugeridas do curso, pesquisei na internet e dialoguei com as colegas da escola que trabalham com as 4ª séries, nas disciplinas de “artes” e “língua portuguesa” e que possuem formação nas respectivas áreas, onde obtive riquíssimas informações. Entre minhas aprendizagens está a relação da arte com a literatura, no caso da 6ª Bienal do Mercosul, que tem como metáfora central “A Terceira Margem do Rio”, baseado na obra de Guimarães Rosa, que sugere uma conexão com a navegação e com a busca de novos significados e de novas realidades. Outro item a ressaltar na minha aprendizagem foi perceber a evolução da arte paralelamente com os períodos da história, atualmente contemporânea, como pode-se conferir na Mostra Jorge MACCHI e também na proposta das Mostras do Caís do Porto, que evocam a percepção da arte como atividade de questionamento e reflexão, bem como a valorização, a contemplação e o resgate do Rio.
A visita à 6ª Bienal foi de grande valia tanto para os alunos como para mim.
Um grupo dos alunos teve tutoria na Mostra de Jorge MACCHI ( Santander Cultural) e o outro grupo na Mostra ZONA FRANCA (Cais do Porto), sendo que todas as Mostras foram visitadas com breves explicações da professora de artes das turmas, que também acompanhou a visitação. Passamos pela FEIRA DO LIVRO e no GASÔMETRO (RBS), mas o encantamento dos alunos foi grande quando viram o Lago Guaíba, talvez por que já tinham estudado sobre ele e criaram uma expectativa.

O trabalho prático desenvolvido posterior a visita foi uma sessão de vídeo, onde puderam olhar as fotos e fazerem comentários. Entre os diversos comentários e curiosidades do que viram e aprenderam, esteve o Rio Guaíba, toda a sua história da época da colonização, utilidade e os atuais desafios em relação a sua preservação. A partir deste assunto propus uma pesquisa de poesias que falassem sobre o Rio Guaíba. Na aula seguinte os alunos fizeram a apresentação das poesias pesquisada. É importante ressaltar que os alunos se deram conta que os livros de história, além de possuírem muitas ilustrações que são obras de arte, também trazem muitas poesias referente aos conteúdos.
E finalmente, quero dizer que levei minhas duas filhas, de 8 e 10 anos, na 6ª Bienal do Mercosul e na Feira do Livro foi maravilhoso.
Estou muito satisfeita com as aprendizagens que a interdisciplina de Artes Visuais me proporcionou pessoalmente e profissionalmente.






Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Neusa querida!
O teu portfolio está repleto de PRECIOSIDADES.
Gostei da forma como estruturaste os teus textos, relatando primeiramente a tua aprendizagem e posteriormente as mudanças ocorridas em sala de aula, em prol dos teus alunos.
Os slides também estão ótimos e representam a evidência dos teus relatos.
Parabéns pra ti.
Suelen - tutora da sede