terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A MÚSICA FORMANDO SIGNIFICADOS

Estudar música neste semestre foi muito prazeroso e de grande valia. A leitura do texto: ”DE QUEM É A MÚSICA?” ( Ana Paula Melchiors Stahischmidt), me levou a uma profunda reflexão dos significados que a música estabeleceu ao longo de minha vida. A partir desta reflexão, descobri que os maiores significados formados pela música foram na fase de minha infância e adolescência.
Logo com a leitura do texto: “PORQUE VOCÊ OUVE TANTA PORCARIA?”, obtive uma aprendizagem bastante significativa, porque era exatamente o que eu precisava saber para sanar minhas inúmeras dúvidas e incertezas a respeito das músicas atuais sem qualidade e como funciona o Mercado Fonográfico no Brasil.

Link: https://www.ead.ufrgs.br/rooda/webfolio/abrirArquivo.php/Usuarios/16678/Disciplinas/3159/forummusicagrupo8_neusasiqueira.doc

Mas o melhor de tudo foi conhecer mais sobre “MPB para crianças”. Em anos anteriores, com séries de alunos menores, sempre trabalhei com as músicas folclóricas, poemas cantados, como: O PATO, AQUARELA, ERA UMA CASA, NESTA RUA e outras mais, mas sem estabelecer nenhuma relação com o compositor, sua história, a exploração da parte literária, enfim tornar a música significativa para o aluno.
No trabalho prático com os alunos, procurei despertar bastante curiosidades em relação a música “chave” do nosso trabalho, AQUARELA e a história de VINÍCIUS DE MORAES e TOQUINHO, fizemos o acompanhamento da música com palmas em ritmos diferentes, conforme aprendemos na aula presencial. Fomos para o pátio, onde fizemos o acompanhamento ritmado com palmas e passos. Escutamos também mais algumas músicas que continham no CD. A aceitação e a participação dos alunos superaram as minhas expectativas. Fizeram questionamentos e se empenharam muito em acertar os passos e palmas para acompanhar a música.
Aqui faço uso das palavras postadas no fórum de música:

“Penso que, nós professores, podemos e devemos mostrar ao nosso aluno que existem outros tipos de músicas além daquelas que tocam nas rádios. Músicas com ritmo, com melodia, enfim com conteúdo, talvez não conseguiremos um retorno imediato, mas temos que ser persistentes, descobrir um jeito de trabalhar essas músicas de uma maneira que aos poucos vá agradando os ouvidos dos nossos pequenos.”

Todas as leituras, reflexões e trabalhos com os alunos da interdisciplina de Música, me deixaram uma afirmação e uma interrogação, que procurarei não esquecer nas minhas práticas docentes: “A MÚSICA SEM DÚVIDA ACOMPANHA O SER HUMANOPOR TODA A VIDA.”
“QUE RELAÇÕES ESTÃO ESTABELECENDO ATUALMENTE AS CRIANÇAS COM A MÚSICA E SEUS SENTIMENTOS? E EM QUE TIPO DE MÚSICA ELES BUSCARÃO SIGNIFICADOS NO FUTURO?”


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