segunda-feira, 21 de junho de 2010

APRENDENDO PORTUGUÊS COM PALAVRAS CRUZADAS

APRENDENDO PORTUGUÊS COM PALAVRAS CRUZADAS


Terminado o estágio docente, mais tempo para aprofundar as reflexões e a avaliação do que realmente foi válido e importante, no desenvolvimento das atividades durante esse período.
Referindo-me as palavras cruzadas, pode parecer um desperdício de tempo a elaboração de exercícios neste formato, mas trata-se de um recurso bastante rico para o educador, visto que se podem fazer exercícios pedagógicos específicos. Já para o aluno, é uma verdadeira ginástica cerebral, que estimula a memória e a própria autonomia do educando, pois quanto mais informações demos aos alunos, mais sede de conhecimento eles terão. Cria-se, assim, um clima descontraído de brincar e aprender, sem mencionar os conceitos lingüísticos que intrincicamente são explorados.
Com meus alunos fiz uso das palavras cruzadas contextualizadas com os conteúdos trabalhados, objetivando ampliar o vocabulário e amenizar dúvidas ortográficas, de modo a levá-los a escrita correta das palavras.
Nós, professores, temos que contribuir para a construção ortográfica convencional. Desta forma, impedindo de errar pelos cruzamentos e pelo limite de quadrinhos, o aluno chega necessariamente à autocorreção para conseguir preencher o diagrama.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Neusa!
O ensino aprendizagem requer muita criatividade e organização, tua atividade foi bem significativa pois, conseguiste desacomodar teus educandos de forma que fizessem uma auto correção durante as atividades.
Bem bolada as atividades!
Abraços, Rose