segunda-feira, 28 de junho de 2010

O LIVRO DIDÁTICO

Durante esse período de estágio em busca de atividades para os planejamentos das aulas, pude conhecer e analisar melhor os conteúdos e sugestões de atividades que trazem atualmente os livros didáticos.

Constatei que em muitos deles os assuntos são bem elaborados, bem pensados, abordando uma determinada temática de forma interdisciplinar, constituindo uma verdadeira arquitetura pedagógica. Percebi que a maneira como as atividades são propostas, direcionam para uma prática pedagógica de construção do conhecimento e não transmissão de conhecimento como era em tempos anteriores.

Fiz uso do livro didático em vários momentos das aulas. Para a introdução da temática “animais”, utilizei uma imagem da “Arte Rupestre” que se encontra no livro didático de matemática da turma. Fato que mostra o quanto os livros contemplam uma proposta de interdisciplinaridade.

Muitos professores têm descartado definitivamente o uso do livro didático, com isso muitas vezes perdem oportunidades importantes. Além disso, os alunos gostam de trabalhar com os livros.

Não estou fazendo uma defesa para o uso do livro didático como único recurso, mas sim como um complemento, para a introdução ou para o aprofundamento de um determinado assunto.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Neusa!
Sempre que buscamos criar para ensinar, seja com livros didáticos, folhas, pesquisas, revistas etc, temos a chance de fazer o diferente. A produção do nosso aluno corresponde a forma que organizamos nossas aulas para que se tornem mais significativas e interessantes.
Busque sempre o novo não esquecendo que tens com enriquecer o "velho", para esse ser o suporte da aprendizagem.
Abraços, Rose