segunda-feira, 7 de junho de 2010

O ENSINO DA MATEMÁTICA

É bastante acentuado ainda nas escolas, o ensino da matemática baseado em cálculos de forma descontextualizada da realidade em que estamos inseridos.

Assim, é importante refletir a respeito de como a educação matemática pode colaborar, com vistas à formação cidadã.

É comum ouvir dizer que a matemática faz parte do dia a dia das pessoas. E é relativamente fácil constatar isso. A grande maioria dos seres humanos, mesmo aqueles que passam a vida sem freqüentar os bancos escolares, desenvolvem várias capacidades relacionadas ao fazer matemático. Isso porque a matemática é parte constitutiva da própria cultura humana.

As crianças estão, como todos, imersas neste mundo “matematizado”, desenvolvendo processos de aprendizagem. Que matemática ensinar, por que e para quê ensinar matemática na escola?

É necessário refletir de que maneira a matemática ensinada nas escolas contribui para a formação do indivíduo.

Nesse sentido é que trabalhei na “semana 7”, com meus alunos de estágio, pesquisa de preços do mercado local, onde as famílias realizam a maior parte de suas compras. Construímos tabelas de preços, tabelas de ofertas, fizemos cálculos, discutimos valores, enfim, resolvemos situações problemas. Os alunos realizaram as atividades com muito empenho e participação, também se divertiram muito.

Estou certa de que o currículo matemático requer reflexão do professor frente à questão do papel dos conteúdos, de quais, porque e para que ensiná-los.

Nenhum comentário: