domingo, 20 de junho de 2010

VENCENDO MAIS UMA ETAPA

Nesta semana, estou finalizando a 10ª semana da prática de estágio da graduação em pedagogia. Etapa fundamental dessa caminhada, talvez a mais importante. Período destinado a aplicar as aprendizagens, em comprovar as teorias.

Fazendo um “balanço geral” desse tempo de exercício docente, percebo que as angústias e inseguranças sofridas lá no início, em abril, apesar de desnecessárias fazem parte do todo de um processo de crescimento pessoal e profissional.

Esta semana também me encontrei envolvida numa confusão de sentimentos. A satisfação da “missão cumprida” e a melancolia em “devolver a turma” para a professora titular. Certamente isto também foi sentido pelos alunos, que diariamente lembravam que esta era a última semana que teríamos aula, fazendo contagem regressiva e demonstrando enorme carinho através de palavras e presentes, como:

- Vamos falar com a diretora para a senhora ficar dando aula para nós até o final do ano.

- Comprei esta bonequinha que é parecida comigo para a senhora lembrar sempre de mim.

- Essa rosa é do jardim lá de casa.

Com tudo isso, coube a mim um bom discurso para o tranqüilo retorno com a professora titular, o que foi feito no último dia com uma confraternização (festinha).

Seguramente o convívio diário com as pessoas, neste caso com os alunos a um estreitamento dos laços, e a partir disso se estabelece automaticamente relações de carinho e confiança. Foi isso que senti neste maravilhoso e gratificante período de efetivo exercício docente – período de estágio.

Nenhum comentário: